O JOI – Jogos Digitais e Imaginário possui sede em São Paulo – SP e é ministrado pela Professora Doutora Flávia Gasi. Seus membros alimentam este site com diversos artigos, recomendações de bibliografias e mais. Conheça um pouco deles abaixo:
Flávia Gasi
Flávia Gasi é doutora e mestre pela PUC-SP no programa de Comunicação e Semiótica. Sua dissertação de mestrado foi ampliada para se tornar o livro Videogames e Mitologia. Atualmente é CEO da Forja, sócia do blog Garotas Geeks, e colunista no site IGN Brasil. Com mais de quinze anos de experiência em jornalismo e comunicação no mercado gamer e de cultura pop, fundou um grupo de estudos chamado JOI – Jogos e Imaginário, e dá aulas de narrativa para games.
Site – Twitter – Facebook – Instagram
Bhernardo Viana
Bhernardo é químico não-praticante formado pela Universidade de São Paulo, mas é jornalista e tradutor de ofício. Nasceu em Belo Horizonte e, como todo bom mineiro, é amante do pãozim de queijo com cafézim e solta uns “uai” de vez em quando.
Atualmente trabalha como jornalista de eSports e tem uma coluna na ESPN Esports Brasil, mas também é redator freelancer. Tem uma quedinha por jogos indie. Seus textos podem ser encontrados em sites como Kill Screen, ZEAL, VICE e em sua coluna.
Acha que quem nunca comeu hambúrguer no pão de queijo não descobriu o que é a verdadeira felicidade.
Letícia Wexell
A caçula hiperativa do grupo. Tem 19 anos, estuda Comunicação Social – Jornalismo e está aprendendo a ser pesquisadora. As vezes ataca de programadora e escreve freelas por aí. Desde 2012 tem um blog e um canal sobre videogame e comportamento chamado Dropando Ideias, onde fala umas bobagens sobre a vida, o universo e tudo mais.
Quer ler todos os livros, jogar todos os jogos, ver todas as séries e animes, mas sente que não tem o tempo necessário. Quem sabe um dia ela vire uma TimeLord.
Twitter – Instagram – Blog – Canal
Luiz Roveran
Luiz Roveran é professor de sound design e edição de vídeo na FIAP. Mestre em Música pela Unicamp e licenciado em Educação Musical pela Unesp, sua pesquisa aborda a relação entre música e interatividade nos jogos digitais. Além do magistério, exerce as profissões de jornalista, compositor e intérprete musical. Como redator, publicou em veículos especializados em jogos digitais, como Kill Screen (EUA), ZEAL (EUA) e GameBlast, além de ser diretor de redação do Pulo Duplo.
É ostensivamente são-paulino, fã dos filmes de Kenji Mizoguchi e dono do cachorro mais simpático do mundo.
Willian Nunes
Willian Nunes é graduado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Ex-membro de uma obscura boy band inspirada em Naruto. Atualmente divide suas participações no JOI com a função de conselheiro matrimonial de doninhas no interior de Goiás.
Siouxsie Rigueiras
Siouxsie Rigueiras é estudante de jornalismo e workaholic. Seu nome veio da banda mesmo. Ela curte jogos competitivos e a sua verdadeira profissão é salvar o mundo como power ranger cor de rosa; além de ser uma deusa, uma louca e uma feiticeira.
Twitter – Facebook – Instagram
Saulo Machado
Saulo é graduado em História pela Unesp e Mestrando em Tecnologias da Inteligência em Design Digital pela PUC-SP. Estuda a interação entre games e jogadores através do metagame e acredita no potencial irrestrito que os games têm de nos transformar.
Pedro Vieira
Nerd apaixonado por jogos, séries e filmes. É formado em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. Em vidas passadas foi o Herói do Tempo que salvou Hyrule. Atualmente é um príncipe da Disney e um super-herói que atua como jornalista. Nas horas vagas paga de escritor. Ama jogos de JPRG, plataforma e luta. Também adora jogos de terror mas tem medo de jogar. É fanático por filmes de animação (Disney e Ghibli) e terror (pricipalmente os slashers dos anos 80).
Tem guilty pleasure em séries adolescentes de gosto duvidoso e possui opinião impopular sobre vários filmes. Sua main em Overwatch é a D.Va.
Denis Marcaldi
Eterno aprendiz sobre de games, imersão e imaginário; Denis é um publicitário de formação pela ECA trabalhando com planejamento digital de marcas, porém gostaria mesmo era ser um mestre Pokemon. Viciado em Lolzinho e amante incondicional de Chrono Trigger e Cross; seu sonho… ser o Rei dos Piratas.
Twitter – Facebook – Instagram – LinkedIn
Aline Antunes
Aline Antunes é Mestre em Comunicação e Semiótica, professora universitária na área de Criação em Publicidade e ilustradora nas horas vagas. Não vive sem livros, games e cachorros. Adora Jane Austen, Disney e Peirce. Queria ser uma sacerdotisa de Avalon, ter um unicórnio e o poder da invisibilidade. Apaixonada pelo número três.
Twitter – Instagram – Facebook
Liliane Santana
Liliane é mãe, colecionadora, seguista, professora, pedagoga e mestre em História da Educação. Ama distopias, mas ainda acredita nas utopias. Começou sua jornada pelos games ainda criança e agora estuda jogos digitais e suas possibilidades de aprendizagem na educação formal e não formal.
Twitter – Instagram – Facebook – Alvanista